PERMITA-SE ...

" VERDADES SIMPLES E UNIVERSAIS PERMITA-SE SEU MELHOR ESTADO DE EXCELÊNCIA"

Seja bem vindo...

Para quem ama infinitamente aqueles que nos deram a vida, amor, carinho, experiências....

terça-feira, 26 de outubro de 2010

MEMÓRIA USE-A OU A PERCA!!!

Imagine um dia você acordar no mesmo quarto em que dorme há anos e achar que está em um local estranho. Observar os porta-retratos e álbuns de família e não reconhecer ninguém. Ir até o espelho e levar um susto ao enxergar o reflexo de um desconhecido, sem nome, sem endereço, sem passado, sem história...
Ou não ser reconhecida pela mãe como foi o caso de nossa colega Elke na edição anterior em seu depoimento sobre a convicência com a doença Alzheimer e sua mãe.
Conviver com este 'branco', acho que a maioria concorda, é tão assustador quanto receber o diagnóstico de uma doença grave, como câncer, diabetes ou Aids. Hoje, grande parte desse medo está relacionada ao aumento da expectativa de vida e, por conseqüência, do número de casos de mal de Alzheimer, um tipo de demência que atinge em cheio a memória da população idosa. Como a maioria dos homens e mulheres conquista o auge profissional perto dos 40 anos e recorre à aposentadoria cada vez mais tarde, manter a mente sã e ativa pelo máximo de tempo possível passou a ser fundamental.

Mas a perda de memória nem precisa ser tão grave (decorrente, por exemplo, da seqüela de um distúrbio ou doença) para gerar preocupações, inclusive entre aqueles mais jovens. Quem já esqueceu a data de uma importante entrevista de emprego, foi vítima de 'amnésia' no tão disputado vestibular ou teve a carteira de habilitação suspensa por não se lembrar de renová-la, sabe muito bem os transtornos que os esquecimentos eventuais também costumam causar.

PRATICANDO A ATIVIDADE DE TURBINAR OS NEURÔNIOS

LEIA MAIS.
Nada pode ativar tantas áreas importantes do cérebro quanto o exercício de abrir um livro interessante e se deliciar com a narrativa. Por que? Para que você possa ler uma frase, por exemplo, os neurônios precisam puxar da sua memória as regras de gramática. Para passar para o parágrafo seguinte, eles cuidam de memorizar o anterior. E para finalmente entender a história contada, a sua massa encefálica fará um esforço a fim de oferecer um conhecimento básico, que já foi armazenado ao longo da sua vida.


ACEITE UM NOVO DESAFIO.
"Mudar o caminho que está acostumado a ir para o trabalho já é um bom começo", Tocar um instrumento, tentar escrever um livro, aventurar-se na cozinha, inventando receitas, ou aprender a falar outros idiomas são outras alternativas excelentes para manter a mente ativa. A escolha da atividade deverá levar em conta apenas o prazer que terá em realizá-la. Isso porque fazer algo contra a vontade é até prejudicial aos neurônios, causando na maioria das vezes desânimo, ansiedade e estresse.

NÃO FIQUE NO MUNDO À PASSEIO.
Conhece aquela música 'deixe a vida me levar, vida leva eu...'. Relaxar e descansar às vezes é natural e, inclusive, necessário para evitar o estresse e garantir a saúde mental. Mas viver sem traçar objetivos concretos, tanto emocionais quanto sociais e profissionais, pode provocar um verdadeiro apagão na memória. Sem motivação, tudo perde o sentido. E quando algo não tem sentido, por que é interessante ser memorizado? Se você não quer que o seu cérebro raciocine assim, é melhor levantar do sofá, virar a mesa no emprego ou mandar de vez aquele namorado passear.

CONVERSE, OPINE, DEBATA, CRITIQUE, APRENDA.
 Um bom papo é a melhor forma de esquecer o mundo e, certamente, alivia toda pressão da semana sobre os neurônios. "Sem querer, a conversa estimula algumas funções cognitivas importantes, como a atenção", explica a fonoaudióloga Isabel Albuquerque. Portanto, nada impede que entre uma risada e outra as conexões neurais sejam fortalecidas e você aumente o seu repertório. Faça isso contando sobre um filme que acabou de assistir, analisando a atual situação do governo ou ouvindo com atenção a opinião do seu amigo totalmente diferente da sua. Aprenda maneiras diferentes de observar a vida diante das opiniões alheias. FONTE: http://revistavivasaude.uol.com.br/edicoes/15/artigo9194-4.asp

Semeie estas informações, incentive seus pais, avós, tios, amigos e a você mesmo a praticar, estimular sua mente, a não parar! Quem para enferruja!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário